Misticismo no 3º Reich

, , No Comments
Entre 1912 e 1915 alguns grupos de misticismo alemão foram formados (grande parte deles espalhando o ódio e o anti-semitismo). Durante a década de 30 e 40 grande parte destes membros haviam conseguido posições elevadas dentro do partido nazista.

O misticismo por trás do terceiro Reich foi concentrado em vertentes do esoterismo, paganismo e paranormalidade. Focando em mitologias pagãs, chinesas, hinduístas, mas principalmente nórdica, tendo a idéia de raça superior com descendência direta de deuses de Atlântida.


Segundo vários pensamentos e crenças da época esta suposta raça “superior e divina” teria enfraquecido, pois havia se misturado com seres ditos “inferiores” (os humanos), mas no caso do nazismo a sua destruição seria os judeus.  A todo momento nos 12 anos de governo do partido, Hitler e Heinrich Himmler tentavam provar por meio de pesquisas e expedições a superioridade da raça ariana, criando assim em 1935 uma organização junto a SS de Himmler para tais investigações.

Dentre os vários contos de descendência divina e superioridade racial, o de maior destaque para o Führer Adolf Hitler estava na comprovação do conto do Santo Graal (na versão do partido nazista) em que o sangue a ser colocado na cálice era o sangue ariano por ser puro e ter propriedades mágicas.

Com a nova religião imposta, Hitler começou a mudar o calendário Alemão e suas datas, trocando festivais católicos e judeus por pagãos, começando com a comemoração dos festivais de solstícios e equinócios, a colheita e a fertilidade tendo demonstrações públicas de grande impacto e poderio militar, tendo sempre o Führer como principal personagens e herói.



Sociedade Vril

Foi fundada em meados de 1870 por meio do conto ‘A raça futura’ de Bulwer Lytton, que combinavam ideais do misticismo na Bavária juntamente com cabala e a teosofia. Descrevendo homens quase divinos com poder sobre tudo e todos, estando escondidos, esperando o momento certo para voltar e “reinar sobre o mundo”.

Segundo algumas obras, Willy Ley (importante engenheiro de foguetes) disse que a sociedade vril havia sido criada um pouco antes do nazismo chegar ao poder, acreditando assim terem conhecimentos secretos e superiores aos outros. A utilização correta do vril permitia a seus usuários o poder de cura, ferir, levitar objetos e obter o domínio da raça germânica sobre todas as outras, tendo como um de seus principais e mais poderosos membros Adolf Hitler.



OBSERVAÇÕES: 

isto é somente uma história breve, não muito aprofundada, e todo e qualquer conteúdo aqui colocado é para fins de curiosidade ou histórico, sem o intuito de incentivar a pratica do nazismo e respeitando todos as pessoas e familiares que perderam seus entes queridos na guerra.







Referências

Consciência e inconsciência do nazismo
Alfred E. Smith et al., Nazism: An Assault on Civilization, ed. Paassen, Pierre Van and James Waterman Wise, Nova Iorque, Harrison Smith and Robert Haas, 1934, p. 141
Alfred E. Smith et al., Nazism: An Assault on Civilization, ed. Paassen, Pierre Van and James Waterman Wise, Nova Iorque, Harrison Smith and Robert Haas, 1934, pp. 141, 150, 207, 210.
Poewe, Karla Poewe; Irving Hexham, “Jakob Wilhelm Hauer's New Religion and National Socialism”, Journal of Contemporary Religion, Vol. 20, Nº 2, May 2005, pp. 195-215.http://www.ingentaconnect.com/content/routledg/cjcr/2005/00000020/00000002/art00004
Stephen H. Roberts, The House That Hitler Built, Nova Iorque, Harper & Brothers, 1938, p. 276.
Stephen H. Roberts, The House That Hitler Built, Nova Iorque, Harper & Brothers, 1938, p. 275-276.
Mit brennender Sorge
Edmond Vermeil, Germany in the Twentieth Century: A Political and Cultural History of the Weimar Republic and the Third Reich, Nova Iorque, 1956, pp. 194-195.
N. Micklem, O Nacional socialismo e a Cristandade, Lisboa, 1940, p. 29
N. Micklem, O Nacional socialismo e a CristandadeLisboa1940, p. 28-29
Vincent Carroll e David Shiflett, Christianity on Trial, São Francisco, CA, Encounter Books, 2002, p. 116
Herbert Marcuse, Technology, War, and Fascism, ed. Kellner Douglas, vol. 1, Londres, Routledge, 1998, p. 143-146
Paul Tillich, Against the Third Reich: Paul Tillich's Wartime Addresses to Nazi Germany, ed. Stone, Ronald H. and Matthew Lon Weaver, trad. de Matthew Lon Weaver, 1ª ed., Louisville, KY, Westminster John Knox Press, 1998, p. 6.
Howard Caygill, Levinas and the Political, Londres, Routledge, 2002, p. 32.
http://thoth3126.com.br/nazismo-a-sociedade-vril-e-o-poder-feminino-na-natureza/

http://sociedadevril.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vril

https://www.youtube.com/watch?v=bDMVn1-ThG4

https://pt.wikipedia.org/wiki/Misticismo_nazi


0 comentários:

Postar um comentário