Mausoléu de Halicarnasso

, , No Comments






Mausolo foi um rei provinciano do império Persa tendo seu reino o nome de Halicarnasso, era casado com sua irmã Artemísia II, seu reinado foi de 370 a.c. á 352 a.c., durante esse período seu reino passou por grandes desenvolvimentos e construções, dentre elas uma muralha para a proteção de Halicarnasso. Quando o rei veio a falecer, sua esposa mandou construir uma tumba admirável para colocar o seu corpo, não economizando nenhum tipo de recurso para a sua construção e mandando trazer os artistas mais famosos da Grécia e os escultores mais apreciados da época, se tornando umas das 7 maravilhas do mundo antigo.

A obra demorou 10 anos para ficar pronta, com o trabalho de aproximadamente 30 mil homens, tinha um formato retangular, 50 metros de altura (totalmente decorado com esculturas e estátuas de bronze e mármore) sua área tinha mais de 1.200 metros quadrados sustentadas por 36 colunas. Seus lados foram totalmente esculpidos em alto relevo, acima da base erguia-se uma pirâmide com mais ou menos 24 degraus e em seu topo havia uma carruagem puxada por cavalos guiados pelo rei e a rainha e sua base era de mármore e bronze com revestimento em ouro.

A tumba era localizada no alto de uma colina com uma visão panorâmica da cidade, a sua parte interna havia um pátio fechado (onde está a tumba por assim dizer). As escadas que davam acesso a mesma, eram totalmente ladeadas por guerreiros e leões feitos de pedra, já a tumba em si era de mármore, suas laterais eram totalmente entalhadas com a luta de centauros e a batalha das amazonas. Nos dias atuais o mausoléu se encontra em ruínas, não se sabe ao certo, mas provavelmente um terremoto entre os séculos XI e XV foi a causa da destruição, apenas os restos da construção e somente uma estatua sobreviveram e estão nos museus de Londres e na Turquia.
















Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mausoléu_de_Halicarnasso
Romer, John e Elizabeth - As Sete Maravilhas do Mundo, Ed. Melhoramentos, SP, 2ª edição, 2000.
http://www.infoescola.com/civilizacao-persa/mausoleu-de-halicarnasso/












0 comentários:

Postar um comentário