Vampiros

, , No Comments



São seres mitológico ou folclóricos que se alimentavam da essência vital (muitas vezes o sangue) independente de seres vivos ou mortos. Entidades vampíricas foram registrados em diversas culturas pelo mundo, sendo datados até mesmo da pré-história, se tornou forte no século XIX, com supertições da Europa ocidental levando o povo a histeria, tendo acusação de vampirismo além de perfuração em cadáveres com estacas.

No folclore Balcânico e na Europa Oriental as características deste ser variavam de quase humanos à corpos em estado de decomposição, foi somente estabelecido um arquétipo sobre sua fisionomia por meio da obra “The Vampire” de John Polidori lançado em 1819, sendo considerada uma das obras mais influentes do século XIX, inspirando eventualmente o conto de “O Dracúla” de 1897 escrito por Bram Stoker sendo este livro uma base para toda a ficção moderna sobre o assunto, seu escritor se baseou em mitologias anteriores sobre lobisomens, demônios e outros seres lendários.




Formas de destruição

Seus métodos variam muito de cultura para cultura, dentre eles podemos citar o empalamento¹, e também perfurar seu corpo com uma estaca que podia ser feita de carvalho (Salésia), freixo (Russia) ou até mesmo de pilriteiro (Sérvia) grande parte dos vampiros foram perfurados no coração. Na Rússia e Alemanha seu alvo era a boca e na Sérvia o estômago. Poderia ser morto de acordo com algumas culturas por salpicadas de água benta, exorcismo, afogamento, decapitação, tiros a queima roupa, pregar seu corpo na terra ou em caixões, derramar água fervente sobre seu corpo ou cinzas e ate mesmo desmembra-lo cozinhar e dar aos familiares como uma forma de cura.






¹ Empalamento -  um método de tortura e execução que consistia na inserção de uma estaca pelo ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado.

0 comentários:

Postar um comentário